Pular para o conteúdo
Início » Títulos públicos: O que são, como funciona e como investir!

Títulos públicos: O que são, como funciona e como investir!

Descubra o que são Títulos públicos! Os títulos do governo diz respeito a ativos de renda fixa emitidos pelo tesouro nacional para ajudar o governo a financiar suas operações. Em troca,  paga uma compensação aos seus investidores. Na verdade, eles funcionam como um empréstimo para o governo federal 

 Portanto, você investe no produto e no final do prazo acordado você recebe o dinheiro com juros. Emissão de títulos é uma forma de o governo atrair capital e organizar o  orçamento.

Portanto, tendo obtido este crédto, ele procura cobrir suas obrigações. Por exemplo, os custos de educação e saúde – bem como os esforços para estabilizar a política monetária do Brasil. 

Algumas pessoas ainda hesitam em emprestar dinheiro ao governo brasileiro porque o consideram de alto risco. Aliás, os investimentos  a ela associados se considera os mais seguros do país. 

 A razão é que o governo federal é a instituição econômica mais importante do país. Uma crise econômica que leva a um default de títulos do governo teria efeitos  maiores (e antecipados) sobre as instituições privadas.

Sobre os títulos públicos

Assim como o seu nome já diz, títulos públicos sendo títulos de dívida emitidos pelo governo federal. Isso  por meio do Tesouro Direto – programa criado em 2002 pelo Tesouro Nacional em conjunto com a Bolsa de Valores do Brasil. A tesouraria direta é um dos meios disponíveis para o governo arrecadar recursos para os cofres públicos. 

Neste caso, o dinheiro arrecadado vem de pessoas que investem e compram títulos no mercado. Como você pode imaginar, o objetivo dessa receita é arrecadar fundos para financiar  atividades governamentais, como projetos de infraestrutura, educação, saúde, segurança, pagamento de dívidas domésticas, etc.

Quais são os tipos de títulos públicos? 

Separamos abaixo os três principais tipos de títulos públicos. Veja!

Tesouro Selic

Esse é o título mais famoso e seu rendimento está atrelado à taxa básica de juros da economia, a Selic. Suas características a tornam uma alternativa mais lucrativa à conta poupança, pois seu rendimento  é ligeiramente superior ao de uma conta poupança.  

Como é líquido todo dia e o ajuste de prata aplicado sempre é crescente, você pode sacar o valor antes do vencimento sem prejuízo. Com efeito, o governo federal garante o resgate de quaisquer títulos antes do vencimento.

Do mesmo modo, todas as opções possuem uma liquidez alta. No entanto, vale deixar claro que somente o Tesouro Selic não possui riscos maiores de perda na renda em caso de resgate antecipado. Sendo assim, utilizado mais por diversos investidores para montar a reserva de emergência.

Tesouro Prefixado

É um título com retorno definitivo no momento da reclamação. Ou seja, você saberá exatamente quanto comprará de volta na data de vencimento.  

Além disso, ele também pode cobrar juros de  cupons semestrais. Sendo assim, você vai receber renda a cada seis meses. Por ter maturidade intermediária, pode ser interessante para metas de médio prazo.

Tesouro IPCA

Por último, há uma obrigação relacionada à inflação, ou seja, à variação do IPCA. O rendimento também inclui uma taxa de juros anual fixa. Só é possível saber a rentabilidade de um título até o vencimento, pois não há como saber exatamente como  a inflação vai evoluir ao longo dos meses

Então, a característica principal desse produto é que a renda é sempre superior à inflação. Isso significa que você pode manter o poder de compra do seu dinheiro. Por esse motivo, as tesourarias do IPCA é com frequência utilizado utilizadas para objetivos de longo prazo, como aposentadorias.

Além disso, existe também a possibilidade de adquirir juros semestrais com esse tipo de título.

Veja também:
Ações da Petrobrás: vale a pena investir?
Você sabe qual é o seu Perfil de Investidor? Descubra!
Investimentos a curto e longo prazo: entenda as diferenças e qual é o melhor para você! 

Como escolher o melhor Título Público? 

Antes de mais nada, o aconselhavél é escolher os melhores títulos públicos com base no tempo que o investidor pretende manter o investimento:  

 Para investimentos de curto prazo: até 3 anos ou sem data fixa, a recomendação é  Tesouro Selic – por ser um título  conservador e flutuante que pode ser resgatado em qualquer dia com rentabilidade acumulada de 

 Para aplicações de longo prazo: destacamos Tesouraria IPCA. Como  é impossível prever a taxa de inflação nos próximos anos, essa obrigação protege a moeda de ser erodida por esse indicador. 

 Para aplicações de longo prazo: destacamos o  IPCA da Tesouraria. Como  é impossível prever a taxa de inflação nos próximos anos, essa obrigação protege a moeda de ser erodida por esse indicador. 

 Por um valor pré-determinado, quando você quiser saber  o valor exato que vai recomprar. Ainda mais, ou quando as taxas de juros estiverem altas e houver uma clara tendência  de queda, enfatizamos.  

Passa a passo de como fazer um investimento 

Agora entendemos o que são  títulos do governo, como  funcionam e como escolher entre eles.  

Agora é a hora de aprender a investir em títulos do governo. É muito simples:  

 Abra uma conta numa corretora  (como a Rico); 

 Transfira o valor que deseja investir de sua conta bancária para  sua conta de corretagem;

Escolha a melhor opção da lista de títulos do governo e defina o valor; 

 Compre e pronto! 

 Passo a passo para comprar títulos públicos da Rico:  

Consulte as cotações de ações em sua área conectada ao nosso site 

 Escolha uma ação ou se preferir, siga as recomendações das bolsas de valores. nosso analista e clique em comprar 

 Faça à compra e pronto!  

Por fim, o Security aparecerá em seu portfólio em sua área de login no próximo dia útil. 

Quais são os Títulos Públicos disponíveis para compra? 

Então, no site da corretora você pode conferir todas as ações disponíveis no Tesouro Direto na data solicitada.  

 Os tipos que explicamos acima estão todos disponíveis para compra e podem ter várias opções de  compra. Mas não  esqueça que as opções mudam de acordo com a data de vencimento no momento da solicitação.  

O número de obrigações é limitado e de tempos a tempos são emitidos outros tipos de obrigações, com as mesmas características das obrigações anteriores, mas com novas datas de vencimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0