De início Para que o cliente possa compreender o que é e como é investir em Fundos Imobiliários é bastante simples. É necessário um pequeno capital para que ele possa dar o seu primeiro passo! Você vai precisar apenas de uma conta de forma que esteja ativada em uma corretora. Para, dessa forma, ter acesso a plataforma dessa corretora, procurar o seu FII pelo código que faz a negociação. Assim, logo depois, fazer o envio de ordens em compras para poder, assim, possuir cotas de um dos excelentes fundos presentes no mercado em 2020 para cá. Poder fazer investimentos em Fundos Imobiliários (FIIs) deixa de ser tanto obscuro e de possuir pouca atração para as pessoas físicas.
No mês de setembro do ano de 2019, de acordo com os dados presentes da B3 (Bolsa de Valores do Brasil), pelo menos mais de um milhão de CPFs já tinham alguma forma de cota em Fundo de categoria Imobiliária. E hoje em dia a estimativa é de que a marcação dos 2 milhões quebre-se ainda já em 2022. Dessa forma, conhecer logo abaixo como realmente funcionam os fundos imobiliários. Assim como pontos positivos e negativos, assim como também como fazer para possuir um.
O que são fundos imobiliários e como funcionam?
Os Fundos com Investimento Imobiliário são chamados também de FIIs. A saber, se caracterizam como uma categoria de ativos com renda que podem sofrer variação no qual consegue reunir cotistas para que, com todos os seus recursos levantados, possam aplicar para outros ativados nesse mercado imobiliário. Tais como para galpões logísticos ou também industriais, grandes shoppings, aos prédios de escritórios, para hotéis, certificações de recebíveis imobiliários, assim como também letras para crédito. Além disso, outros imóveis .
Já na prática os fundos imobiliários funcionam da seguinte forma:
- Um fundo é formado por uma gestora. E é feita a sua divisão em milhares ou até mesmo em milhões de cotas;
- Dessa maneira, essas tais cotas vendem-se já na Bolsa de Valores para os investidores de categoria pessoa física e também empresariais;
- Em seguida, o fundo pode conseguir comprar ou até construir imóveis com os recursos conseguidos pelas cotas vendidas. Além disso, eles poderão aplicar-se já em produtos de modalidade financeira do mercado imobiliário;
- Então, é feita a administração do fundo de maneira a poder gerar um dos melhores retorno comercial que constam em seus objetivos;
Dessa forma, os lucros que foram formados por meio de exploração de categoria comercial ou da venda desses produtos(imóveis), além do que foi ganho dos serviços financeiros, possuem divisão para com os cotistas, de forma que concordem com a proporção de participação para cada um envolvido.
Portanto, é assim que acontece o investir no mercado imobiliário. No qual é feito de maneira democratizada e o seu risco ficará de maneira dividida entre as pessoas que são participantes. Isso pode fazer todo o sentido pra você , não é mesmo?
É só pensar nos galpões logísticos, que devem custar milhões de reais, por exemplo. Um fundo poderá ser formado para poder construir. E assim fazer a compra de vários galpões logísticos para poder explorá-los de maneira comercial de um jeito que seja mais facilitado do que se esse serviço ficasse apenas concentrado em somente um único investidor. Depois de explicar sobre os fundos imobiliários, agora vamos conhecer um pouco mais sobre outras vantagens do mesmo.
Vantagens fundo imobiliário:
Como já falamos no tópico anterior, os Fundos Imobiliários nos levam a diluir o risco total do seu investimento na área. E ainda possibilita a ampliação desse mercado como um todo.
Dessa forma, além da pessoa poder fazer o seu investimento em um mercado já aquecido, quais são os seus outros pontos positivos no qual o investidor pessoa física possa ter cotas de FIIs? Aqui nós te apresentamos alguns dos principais. A saber, são eles:
- Segurança
Podemos dizer que investir em um Fundo Imobiliário é de forma seguro para os seus envolvidos. Os seus melhores FIIs procuram sempre trabalhar com grandes e excelentes empreendimentos e com ainda bons inquilinos. Além de poder contar com o seu gerenciamento de forma profissional para poder administrar todos os recursos e ampliação do seu fundo.
- Baixo custo
Custa muito pouco para que a pessoa consiga fazer o seu investimento. Isso quer dizer que com poucos reais já é realizável adquirir cotas dos mais exclusivos fundos Imobiliários. E desse modo ser sócio-proprietário desses imóveis.
Mais Vantagens
- Facilidade em compra e venda
É bastante prático fazer a compra e vender. Não possui tantas burocracias. E os Fundos Imobiliários possuem muita liquidez no seu mercado. Também você ainda consegue fazer compra de cotas através da plataforma da sua corretora.
- Grandes rendimentos
O fundo imobiliário possui ótimos rendimentos todos os meses. O seu resultado com lucros dos aluguéis e também das suas vendas com imóveis são distribuídos de forma mensal para os seus cotistas. Assim, gerando assim renda passiva de maneira constante.
- Poucos impostos
Menos impostos. Os rendimentos recebidos estão de forma total isenta de Imposto de Renda, no qual consegue potencializar o retorno para o seu investimento.
- Carteira diversificada
Da mesma forma como nas suas ações, ao compreender bem como fazer investimento em Fundos Imobiliários, a pessoa vai poder também tornar a sua carteira Flls diversificada. No qual pode ser aportada em diferentes categorias de imóveis.
Quais são as modalidade de Fundos Imobiliários (FIIs)?
Agora que você ficou sabendo como funcionam os FIIs. Nesse momento iremos aprender mais como classificam-se. Os Fundo Imobiliários podem ter divisão em até três modalidades principais:
1) Fundos de tijolo: esses são fundos que fazem investimento em imóveis de categoria física, como alguns exemplos temos: lajes corporativas, os prédios, grandes hotéis, os galpões, shoppings e entre outros imóveis.
2) Fundos de papel: são aqueles que poderão ser investidos em Letras para Crédito Imobiliário (LCI), também como para Certificados de Recebíveis de modo Imobiliário (CRI) assim como para similar.
3) Fundos de fundos: consideram-se como os fundos no qual existe para que as pessoas possam fazer a compra da sua cota de outros Fundos Imobiliários e dessa maneira poder desenvolver uma carteira de maneira diversificada.
Veja também:
Renda variável x renda fixa: Qual melhor opção
Vale a pena investir no Nu Invest? Veja as vantagens, taxas e como iniciar
Crowdfunding imobiliário: Entenda o que é e quais as vantagens para o investidor
Investir nos Fundos imobiliários é bom?
Os Fundos Imobiliários podem ser uma ótima escolha. Ainda mais para aquelas pessoas que já possuem ou fazem alguma modalidade de investimento e desejam diversificar a carteira. Por fim, alguns fundos já dispõem de um portfólio que possua diferentes categorias de imóveis, como por exemplo, uma universidade ou um shopping.