O mercado imobiliário tem experimentado grandes evoluções tecnológicas o que faz surgir diversas outras formas de conexão com as indústrias ao mercado de capitais. Uma das principais formas de conexão é o chamado crowdfunding mobiliário, conhecido como sendo uma modalidade de investimento cuja regulamentação é feita pela instrução 588. Além disso, se aplica aos projetos conhecidos como real state. Nos dias atuais, esta é uma das conexões mais comentadas no setor imobiliário e são uma excelente opção de investimento para os aventureiros do mercado financeiro.
Através dessa modalidade de investimento imobiliário, vários projetos de incorporação estão aptos a emitir títulos voltados ao financiamento da construção do empreendimento. Dessa forma, todos os recursos captados ficam responsáveis por complementar os investimentos levantados para viabilizar o projeto da obra. Se esse conceito ainda está um pouco abstrato para você, não se assuste! No texto a seguir, iremos explicar de forma detalhada o que é crowdfunding imobiliário e a suas aplicações do mercado imobiliário. Portanto, para ficar por dentro do tema, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas.
O que é Crowdfunding imobiliário?
É uma forma de investir diretamente na construção de um negócio usando tecnologia e ideias modernas de economia compartilhada. Por meio dele, pequenos investidores podem ter acesso a investimentos antes restritos a pessoas físicas ou jurídicas que concentravam grandes somas de dinheiro, resultando em taxas de retorno bastante interessantes. Ao mesmo tempo, os empreendedores conseguem se financiar com menor custo de capital e por meio de um processo flexível e desburocratizado.
O crowdfunding é popular no Brasil. Utilizado para viabilizar projetos técnicos ou socioculturais. Neste caso, não é elegível para investimento.
Por sua vez, o crowdfunding imobiliário também é um investimento. Começa com a mesma lógica: arrecadar dinheiro com vários investidores que vão financiar conjuntamente um projeto imobiliário. Em troca, os investidores receberão uma parte do valor bruto de vendas (VGV) da joint venture.
Diante disso, podemos dizer que se trata de uma excelente opção de investimento para quem deseja obter rendimentos maiores do que outras opções no mercado, como é o caso do tesouro direto, CDB, RDB, poupança, entre outros. Através do crowdfunding imobiliário os investidores contam com melhores dividendos no final do mês e podem obter uma boa renda a partir deles.
Quais são as diferenças entre fundos imobiliários e crowdfunding imobiliário?
Para tomar decisões precisas com base em metas e planos, primeiro você precisa saber tudo sobre como investir. Essa é uma forma de os investidores selecionarem com mais facilidade os ativos que compõem uma carteira e atuarem de forma organizada. Nesse sentido, é comum haver dúvidas sobre a diferença entre crowdfunding imobiliário e fundos imobiliários.
Embora sejam termos semelhantes e se refiram ao mesmo campo. Assim, são conceitos diferentes, mesmo na prática de investimentos. Um fundo imobiliário é o apartamento de um investidor que arrecada dinheiro dos acionistas para distribuir aos imóveis. Os recursos destinam-se a desenvolver de empreendimentos imobiliários, rentabilizar a venda de unidades ou desenvolver imóveis por meio de aluguéis.
O crowdfunding imobiliário, por sua vez, envolve o financiamento de negócios imobiliários por meio da emissão de títulos por meio de plataformas de investimento coletivo. A grande vantagem por trás deste tipo de investimento é justamente a discricionariedade que o investidor tem na hora de escolher um empreendimento para aplicar o seu dinheiro. Sendo assim, escolhe o empreendimento e a quantia aplicada. Dessa forma, é considerado como sendo muito mais flexível do que o fundo imobiliário, além de oferecer um potencial de ganhos muito maior do que o primeiro. Isso porque o retorno obtido varia de acordo com o valor das vendas efetuadas.
Como funciona o procedimento?
Como em qualquer outro crowdfunding de investimento, o processo de captação de recursos é conduzido de acordo com as regras da Instrução CVM 588. Por exemplo, os fundos devem ter investidores líderes e os títulos são negociados por meio de plataformas eletrônicas registradas na CVM. A diferença é que a empresa que financia é a SPE, não o desenvolvedor.
Para os empreendedores, o crowdfunding imobiliário é uma alternativa ao financiamento de um negócio. Especialmente nos estágios iniciais de uma fusão, quando há várias despesas, mas ainda sem receita, ofertas por meio de plataformas alternativas de investimento podem ajudar a gerar fluxo de caixa. Para os investidores, principalmente aqueles acostumados a investir na construção civil, o crowdfunding imobiliário apresenta perfil de risco e oportunidade semelhantes. Tem a vantagem de que o investidor confia a gestão do empreendimento ao desenvolvedor.
Quais são os riscos desse investimento?
Como dito antes, esse tipo de investimento está condicionado ao número de vendas do empreendimento. Sendo assim, os riscos envolvem principalmente a performance das suas vendas. Dessa forma, caso o empreendimento seja um fracasso e não consiga vender os lotes previamente estabelecidos, você pode ter um grande prejuízo em relação a todos os valores que foram investidos.
No entanto, cabe destacar que esse cenário é bastante improvável. Isso porque o setor de construção civil é um dos que mais cresce no nosso país e a demanda por esse tipo de serviço é corrente.
Veja também:
Você sabe o que é Bear Market? Entenda aqui
Fundo Hedge: O que é, rentabilidade e como funciona
Descubra onde investir em 2022
Quais as vantagens de se investir no crowdfunding imobiliário?
Uma das principais vantagens de participar desse tipo de empreendimento é justamente a possibilidade de criar uma grande diversificação da sua carteira, a partir de ativos imobiliários com rentabilidade muito acima de investimentos mais tradicionais, como a poupança ou tesouro direto. Aqui, não há limitação no que tange aos rendimentos, podendo alcançar números extremamente elevados.
Além do mais, o setor de construção civil é um dos mais aquecidos de toda a economia do nosso país. Ele continua acima dos níveis normais mesmo em época de instabilidade financeira e política, apresentando excelentes resultados com regularidade. Diante disso, é um dos melhores segmentos do nosso país para alocar os seus investimentos e obter excelentes rendimentos a parte dele.