Pular para o conteúdo
Início » Rendimentos da Poupança: Tudo o que você precisa saber

Rendimentos da Poupança: Tudo o que você precisa saber

Se você é daquelas pessoas que gosta de economizar dinheiro e ao mesmo tempo ver a sua economia render mensalmente, saiba que uma boa ideia de investimento que fará você ganhar dinheiro é a poupança. O rendimento da poupança aumentou nos últimos meses, graças a um aumento da taxa de juros cobrados pelo Banco Central do Brasil. Com isso, ela se torna uma boa opção para você que quer segurança para o seu dinheiro, bem como deseja ver ele render. Saiba que tudo isso pode alcançado a partir da aplicação das economias na caderneta de poupança.

Esse investimento é extremamente seguro e garantido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). No entanto, cabe destacar que os rendimentos inferiores aos rendimentos obtidos a partir de outros investimentos, como os títulos de renda fixa. Porém, ele é uma boa opção para as pessoas que preferem realizar os seus investimentos sem correr risco de perder dinheiro. A seguir, falaremos um pouco mais das características dos rendimentos da poupança e de tudo que você precisa saber sobre ela. Sendo assim, se não quer perder nada, continue lendo o texto que se segue e tire todas as dúvidas remanescentes.

Como a poupança funciona?

A poupança é vista como um dos investimentos mais populares do nosso país, no entanto, muitas pessoas nem sequer consideram essa aplicação como sendo um investimento. Isso porque os rendimentos obtidos a partir dela muito inferiores a outros rendimentos obtidos de investimento semelhantes. Assim, como os alimentos obtidos a partir do investimento em títulos de renda fixa ou CDB. Geralmente, a poupança é o primeiro contato que os investidores têm com o mercado financeiro, e por meio dela que eles buscam aprender mais sobre outros investimentos mais vantajosos.

Em termos de funcionamento, a poupança nada mais é do que uma aplicação em títulos de renda fixa, acessível e extremamente simples. Isso significa dizer que até mesmo pessoas menores de idade podem criar uma conta e aplicar o seu dinheiro na poupança. Nesse caso, preciso que esse menor de idade assistido ou representado pelo seu responsável legal. Para aplicar o dinheiro, basta escolher a instituição financeira, apresentar os documentos necessários à abertura da conta e aguardar a aprovação do banco.

Uma das características que este investimento possui. Por fim, que os rendimentos da poupança iguais para qualquer instituição financeira escolhida pelo cliente. Sendo assim, independente de qual seja o banco escolhido para aplicar o seu dinheiro na poupança, o rendimento será o mesmo para todos.

A poupança tem taxa?

Uma das grandes vantagens desse tipo de investimento é que a poupança é totalmente de qualquer custo referente a taxas. Isso significa dizer que os clientes irão pagar apenas o valor da tarifa da taxa necessária à abertura e manutenção da sua conta. No que diz respeito à taxa de administração e a de performance, saiba que estas não podem ser cobradas na modalidade de investimento caderneta de poupança. Além do mais, é expressamente vedada a cobrança de tributos nos rendimentos da poupança, bem como também são isentos do pagamento do imposto de renda.

Outro ponto que merece destaque no que diz respeito à poupança é que mesmo sendo uma modalidade de investimento totalmente isento de taxas e tributos, é necessário que o investidor declare a sua aplicação na declaração anual de imposto de renda. Todos que possuem valores acima de R$140 devem fazer essa declaração todos os anos para manter o governo informado sobre as aplicações.

Veja também:
Bolsa de Valores no Brasil: Veja como investir na B3
Aportes mensais, importância deles para os seus investimentos. 
Íon Itaú: Veja como funciona o novo aplicativo de investimentos

Como é a liquidez da poupança?

A poupança pode garantir aos seus aplicadores uma grande facilidade na hora de resgatar todos os valores que foram aplicados. Esse é um dos grandes atrativos desse tipo de investimento. Isso porque a poupança possui uma liquidez elevada, considerada uma das maiores entre todos os investimentos no mercado. Sendo assim, caso você tenha valores investidos e deseja resgatá-lo, saiba que no momento da solicitação, o dinheiro já é disponibilizado na mesma hora na conta do cliente.

Dessa forma, é possível dizer que a poupança posso ir uma liquidez diária, justamente pelo fato dos valores que estão aplicados nesse investimento podem ser retirados a qualquer momento, conforme a vontade e a necessidade do cliente. Isso é muito diferente do que acontece em outros tipos de investimentos, como é o caso dos fundos multimercado. Geralmente esse tipo de fundo prevê um prazo que pode chegar à semana para solicitar e efetivamente receber o valor na sua conta. Além disso, outros tipos de ações que também possuem baixa liquidez são os investimentos em ações, negociadas em pregões. Esta aplicação possui baixa procura e consequentemente baixa liquidez.

Quanto rende?

O rendimento da poupança permanece o mesmo há muito tempo, no entanto, a pouco tempo atrás ele sofreu algumas mudanças. Isso porque esse tipo de investimento rende uma taxa de 6% referente aos juros por ano no momento da sua criação. Por isso, grande parte das pessoas ainda acredita que o rendimento é de 0,5% ao mês, acrescido da taxa referencial. 

No entanto, é necessário destacar que essa regra mudou. Elas alteradas no ano de 2012 e passaram a valer para todos os bancos. Isso significa dizer que, independente de qual seja a situação financeira escolhida pelo cliente para aplicar o seu dinheiro, o rendimento da poupança será o mesmo para todas elas. A partir de 2012, o rendimento da poupança passou a acompanhar a taxa Selic. Essa taxa é um medidor dos juros da economia brasileira.

A seguir, separamos as regras que regem os rendimentos da poupança:

Se a taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano, isso significa que o rendimento da poupança será de 0,5% ao mês;

Já se a taxa estiver igual ou abaixo de 8,5%. Por fim, significa dizer que o rendimento de 70% da taxa Selic acrescido da variação.

Em termos simples, para exemplificar os rendimentos, podemos dizer que a aplicação de 15 mil reais na poupança atualmente renderia 78 reais por mês aproximadamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0