Pular para o conteúdo
Início » Bolsa de Valores: Entenda o que é, como funciona e como investir

Bolsa de Valores: Entenda o que é, como funciona e como investir

Infelizmente, muitas pessoas chegam à vida adulta sem entender sobre o mercado financeiro, como investimentos, bolsas de valores, entre outros. Entretanto, é de muita importância aprender sobre esses assuntos, compreender o que são investimentos na bolsa de valores e acabar fazendo que isso seja bom para a sua vida financeira. Atualmente, muitas pessoas já ouviram falar sobre investimento na bolsa de valores, entretanto, não sabem nem como começar a investir.

Nesse sentido, essa desinformação gera muitos conflitos nas pessoas, por exemplo, ficam com medo de investir na bolsa de valores e perder dinheiro, pensam que devem ter muito dinheiro para investir na bolsa de valores, entre outros.

Então, se você faz parte do grupo de pessoas que não entendem sobre bolsa de valores, investimentos, esses assuntos, nesse artigo você poderá tirar algumas dúvidas.

O que é a bolsa de valores?

A bolsa de valores funciona como um mercado virtual. 

Nesse sentido, nesse mercado financeiro, você realiza negociações de pessoas que também mexem com finanças. 

Nessa perspectiva, pessoas vendem ativos, outras pessoas compram, outras pessoas vendem e você compra, vice-versa.

Além disso, não tem como saber a quem você está comprando ou quem está vendendo para você. Pois, ocorre automaticamente e eletronicamente, esse serviço é realizado pela B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) sendo a bolsa de valores do Brasil.

Há tempos atrás, essas negociações aconteciam presencialmente, muitas vezes com muitos conflitos e gritos. Atualmente, os investidores podem realizar seus investimentos de casa, sem há necessidade de encontros pessoalmente.

Como funciona a Bolsa de valores?

Na bolsa de valores, será possível que você negocie diversos ativos, nesse caso, os ativos são as tão famosas “Ações”.

Então, a bolsa de valores começa quando uma empresa realiza uma oferta pública “IPO”, ou seja, quando a organização abre o valor do seu capital e disponibiliza algumas partes do empreendimento em formas de ações.

Sendo assim, as empresas realizam essa venda para conseguir novos recursos, com planos de utilizar em projetos de expansão de negócios, abertura de novas unidades da empresa, lançamentos de produtos, entre outros.

Em seguida, ocorre o mercado primário, em que ocorre a movimentação das ações, que antes eram somente da empresa e passam a ser também dos investidores, que comprarão pela primeira vez essas ações.

Então, quem compra ações de determinadas empresas, torna-se sócio das mesmas.

Sendo assim, o investidor correrá os riscos desta empresa e também participará dos lucros e prejuízos assim como os donos e direção da empresa.

Em caso de você não querer mais a ação, você poderá vender, muitas pessoas fazem isso, compram uma ação é quanto a bolsa está alta, vendem. Pois, assim eles lucrarão mais!

Além disso, vale informar que as negociações da bolsa de valores começam às 10 horas da manhã e vão até às 17 horas da tarde. 

Entre as 17 horas e 17 horas e 30 minutos, ocorrem o leilão.

Qual a importância da bolsa de valores?

Após a criação da bolsa de valores, tornou-se muito melhor o funcionamento do mercado financeiro.

Pois, com a bolsa de valores as empresas podem vender suas ações em um lugar seguro e investidores poderão comprar as ações sem muita complicação.

Com a bolsa, você poderá investir seu dinheiro e melhorar o seu crescimento financeiro.

Além disso, a bolsa será uma forma de garantia que o seu dinheiro está guardado em um local protegido e seguro.

Como investir nas ações?

Se você tem interesse em entrar nesse mercado financeiro, investir e ter possíveis retorno, vamos te dá algumas dicas para você conseguir investir seguramente.

1.º) Tenha certeza que quer investir

Primeiramente, você deve decidir o objetivo que você tem com esse investimento, se você aguenta arriscar perder dinheiro, pensar se você precisará do dinheiro a curto prazo, entre outros pontos.

Você pode utilizar o questionário “análise do perfil investidor”, que as corretoras de ações disponibilizam para descobrir todos os comportamentos dos clientes.

2.º) Abra conta em uma corretora de valores

Antes de tudo, para você investir é necessário que você possua uma conta em instituições financeiras autorizadas para investimentos ou corretoras. Sendo assim, essas corretoras recebem ordens de compras e venda e realizam na B3 em nome delas, sendo uma forma de garantia e mais segurança para os investidores.

Mas você deve escolher bem, dessa forma, você deve analisar os seguintes pontos:

  • Disponibilização dos relatórios que a instituição é corretora vão te dá.
  • Se te darão orientações sobre os investimentos. 
  • Se possuem um bom sistema para realizar as negociações.
  • As taxas de corretagem que cobrarão

Esses são os principais pontos para você analisar antes de fechar contrato com uma corretora de ações.

Ademais, abrir sua conta é fácil! Só é necessário que você envie seus documentos pessoais, como Cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG), entre outros documentos que serão solicitados pela corretora.

Depois que você abrir sua conta, só será necessário que você envie transferência de valores para começar a utilizar para compras das ações.

3.º) Escolha sua estratégia 

Após estar no mercado de bolsas de valores, você deve definir o seu perfil de investidor, quais os objetivos, entre outros.

Dessa forma, você pode escolher entre ganhos a curto prazo ou a longo prazo.

Além disso, você poderá se dedicar todos os dias a bolsa de valores, você quem escolherá!

4.º) Forma de negociação 

Quando entra no mercado financeiro, você deve escolher a opção de negociação.

Que pode ser Home Broker, sendo um sistema eletrônico que você que possui o controle, você mesmo cadastra suas compras e vendas de ações e poderá negociar todos os dias.

Além disso, você pode escolher a negociação mesa de operações, em que quem irá investir por você é um operador da sua corretora.

Ele enviará as escolhas e ordens das compras e vendas das ações.

Porém, essa segunda forma, destina-se mais para investidores de alta renda e que não possuem tempo para realizar as compras e vendas das ações.

Veja também:
Investimentos a curto e longo prazo: entenda as diferenças e qual é o melhor para você! 
Taxa Selic: Entenda o que é, como funciona e como influência nos investimentos. 
Quer investir? Veja os principais tipos de investimentos

Vale a pena investir?

Vale a pena investir sim, pois você poderá ganhar muito dinheiro na compra e vendas de ações.

Entretanto, é bom tomar cuidado e analisar todos os prós e contras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0